Peugeot 206 Turbo

Normalmente queixamo-nos muito que em Portugal o tuning tem pouca qualidade e que normalmente são sempre os projectos estéticos que são reconhecidos. Este Peugeot 206 é mais uma prova de que em Portugal também se faz tuning de qualidade, o que acontece também é que muitas vezes estes projectos não são devidamente divulgados.

Outro dos pontos a favor deste projecto é que as alterações foram pensadas e realizadas praticamente todas pelo Spyro. Não sendo mecânico, nem trabalhando com electrónicas de motores, mais valor se deve dar ao trabalho realizado pelo Spyro. Afinações, troca de motor, reprogramação da centralina, tudo foi feito pelo dono, em casa, claro com o recurso a algumas oficinas e bancos de potência como por ex o da Vilauto.

Para que não fiquem dúvidas que em Portugal se fazem excelentes preparações, este projecto tem muitas parecenças pela evolução que teve com o Corsa Turbo já apresentado aqui no TOL.

Com uma base bastante popular ao nível do tuning, o Peugeot 206, mas com uma motorização de entrada de gama com fracas performances, o Spyro transformou este 206 num carro absolutamente bruto no que concerne ao andamento (a visualização do video no final do artigo não deixa dúvidas), com uma potência que mais do que duplicou relativamente à de origem, sendo que os objectivos não vão ficar por aqui segundo sabemos.


Troca de motor e aplicação de turbo

A troca de motor e aplicação de alterações em inúmeros componentes não deve ter sido nada fácil. Inclusivamente alguns dos componentes foram construídos pelo Spyro, como exemplo pode-se indicar os colectores de escape, componente que tem muita teoria inerente ao seu funcionamento e que demoraram cerca de 2 dias a construir. A evolução efectuada ao nível do motor demonstra grande conhecimento e capacidade de por em prática esses conhecimentos.

O correcto dimensionamento e escolha de um turbo é sempre uma tarefa bastante complicada e que determina a potência e eficiência do motor. O turbo que o 206 tem agora aplicado é o Garrett gt2871rs. Para além da aplicação do turbo, muitos outros componentes tem que ser alterados, o bloco reforçado, a embraiagem, etc. Até a caixa de velocidades foi alterada com relações de transmissão escolhidas de acordo com os requisitos de um projecto deste tipo.

Mas nem só de motor vive este 206. Como sempre dizemos aqui no TOL, o aumento das performances deve ser acompanhado por alterações na suspensão, chassis e sistema de travagem de modo a que o carro possa suportar com mais segurança o andamento. Mesmo neste campo as alterações são as correctas, com a aplicação de uns coilovers KW e barras estabilizadoras, mas também travões Brembo com discos de maior dimensão.

Exteriormente as alterações são visíveis, mas mantendo as linhas originais do 206, que tanto sucesso fizeram. Foi por isso aplicado o kit de carroçaria do 206 GTI, com jantes também de origem Peugeot em 17’’ , as ópticas tem fundo preto e foram aplicados angel eyes. O resultado final é muito bom.

0 comentários: