Nissan Skyline GT-R


O Actual Nissan SkyLine GT-R tem uma vasta gama de modelos do passado, tendo sido posto em produção originalmente em 1969, esta primeira geração durou até 1972.

Equipado com um motor de 2 litros DOHC S20 I6 que produzia 160 cavalos ás 7000 rotações.

A segunda geração chega em 1973, equipado com o mesmo motor. Esta foi a pior geração deste grandioso carro, não por culpa sua mas derivada de factores externos, uma crise do petróleo que fez com que apenas 197 fossem produzidos.

Tendo a Nissan voltado a apostar no SkyLine em 1989, visto que o antigo SkyLine GTS-R de 1988 já não tinha folgo para a competição, sentiram que era o momento de renovar e apostar num carro mais competitivo.

Um novo chassis o E-BNR32, simplesmente conhecido como R32, foi escolhido como base para o carro de competição.

Originalmente previsto o motor seria um 2350 cc Turbo que produziria 600 cavalos, com este acréscimo de potencia o carro teve que ser equipado com pneus bastante largos (25.4 cm) e isto levou a Nissan a alterar o SkyLine para um carro de tracção as 4 rodas para que o chassis pudesse passar todo o poder do motor para a pista.

O sucessor do R32 veio em 1995, o R33, tendo várias subclasses, como o R33 GT-R ou o R33 GT-R Vspec, equipados com um motor RB26DETT, produzindo 400 cavalos e atingindo velocidades de 320 Km/h.

Foi lançada também uma versão de 4 portas para celebrar o 40º aniversário da Nissan, este modelo fora produzido pela AutoTech e pela Nismo ambas subsidiárias da Nissan e as melhores equipas de Tuning do mundo.

A quinta e mais recente geração do SkyLine chega em 1999 com o GF-BNR34, ou R34, com os modelos GT-R e GT-R Vspec.

Um carro feito para ser mais curto (da frente á traseira) e as rodas dianteiras foram colocadas mais á frente no carro.

Mais tarde em 2000, foram lançados dois novos modelos chamados de Nur, baptizados assim derivado da pista onde o SkyLine fora desenvolvido, Nurburgring na Alemanha.

Equipado com um motor RB26DETT capaz de levar o SkyLine a velocidades superiores a 300 Km/h.

Conhecido actualmente como o carro mais personalizável a nível de performance o SkyLine foi até proibido de circular em alguns países, como por exemplos os Estados Unidos da América onde o carro não está autorizado a circular na via pública da maior parte dos estados.

Graças a todos estes pormenoras o SkyLine é visto pelo mundo das corridas como um símbolo, um supra sumo das pistas de competição.

Apesar de tudo hoje em dia está fora de produção, mas como já vimos no passado vamos esperar que a Nissan volte a pegar no SkyLine e que o torne melhor do que ele já é.

0 comentários: