O Lamborghini Miura foi o primeiro “Super Carro” da história automóvel, produzido entre 1966 e 1973.
O Miura com um esquema de motor central (mid engine), teve grandes sucessos em competição tal como o Ford GT40 e o Ferrari 250 LM, todos grandes vencedores da LeMans Series.
Miura foi o “pioneiro” que lançou o esquema de motor central (mid engine) e o tornou famoso e o standard entre os super carros de alta performance.
O nome Miura vêm de uma quinta espanhola famosa pelos seus toiros e assim ficou Miura.
Já é normal a Lamborghini atribuir nomes de touros que foram famosos na arena, tal como o actual Lamborghini Gallardo e Murcielago.
A Lamborghini toma em atenção aos detalhes no design do carro ao ponto das portas, estando ambas abertas e olhando o carro de frente, assemelharem-se à forma dos cornos de um touro.
A organização do Miura era simples, motor central atrás, tracção traseira e o depósito à frente, que ia tornando mais leve á medida que se ia consumindo o combustível, tornando o carro difícil de controlar acima de 240 Km/h.
Actualmente o Miura é uma carro de colecção, tendo surgido rumores e algumas fotos de um Concept Car em 2006 no que poderá ser o futuro Miura.
Provavelmente virá equipado com um V12 DOHC de 3.9 ou 4 Litros a produzir 350 Cavalos ás 7000 RPM.
0 comentários:
Enviar um comentário