Mansory Chopster



A Mansory prepara-se para apresentar em Frankfurt a última geração do Chopster. Ainda mais exclusivo, mais nobre e com um interior cheio de inovações e qualidade de construção inquestionável.

O dono da empresa, Kourosh Manso

ry, atribuiu o trabalho à subsidiária suíça, especialista em carros Porsche (ex-Rinspeed). Este carro fabulo com base num Porsche Cayenne Turbo S tem uma estética alucinante, com componentes aerodinâmicos estudados ao detalhe e nada mais, nada menos do que 710cv de potencia, o que o tornam numa verdadeira obra de arte.

Carbono na base das modificações

A Mansory utiliza os métodos mais modernos de manufactura e recorre sempre que possíveis aos materiais mais resistentes e leves, dai o uso da fibra de carbono como material de base para todas as modificações. O material é submetido

a um tratamento de alta resistência, reduzindo assim o peso dos materiais, aumentando a aceleração, reduzindo a distância de travagem e o consumo. Existem por toda a carroçaria grandes entradas de ar para proporcionar uma fonte de arrefecimento extra para o motor.

Maior performance

Para além das alterações estéticas, o motor também sofreu alterações. O turbo foi substituído por um de maiores dimensões e foram ainda feitas alterações na electrónica e no arrefecimento do motor. O sistema de escape foi também alterado, e para além da possibilidade de ajustar a sonoridade do motor, consegue contribuir para o aumento da potência. Este é agora capaz de 710cv de potência e 900Nm de binário, atingindo uma velocidade máxima de 302km/h.

Jantes e suspensão

O que dizer destas jantes? Tem a medida de 11×23’’ e são compostas de uma única peça, mas forjadas, o que lhe garante um peso bastante menor. Os pneus montados, são os Dunlop Sport Maxx GT na medida 315/25 R23. A suspensão regulável de fabrico Mansory permite uma regulação da altura do chassis, sendo possível rebaixar ate 45mm, baixando o centro de gravidade e melhorando a estética.

Opel Astra

A Irmscher é praticamente o preparador oficial da marca Opel. Como muitas outras empresas tuning, o Salão de Frankfurt será aproveitado para a apresentação da proposta para a preparação da nova gama do Astra.
A vantagem é que o timing é perfeito e a Irmsher pode tirar assim proveito da proximidade com a Opel para oferecer com maior antecipação os diversos componentes para o tuning do Astra.

O kit apresentado pela Irmscher para o Astra é composto por um spoiler frontal, uma grelha com acabamento em aço inoxidável ou carbono, saias laterais, aileron traseiro e um bonito difusor traseiro para o pára-choques. O chassis é rebaixado com recurso a molas progressivas que rebaixam em 30mm. Na traseira as saídas de escapes integram-se perfeitamente no referido difusor.

As antes escolhidas pela Irmscher são de 18 polegadas com pneus 225/45 R18. No entanto a Irmscher avisa já que pouco depois do lançamento estarão disponíveis jantes de 20’’ para aplicar no Astra.

O interior também é alterado, sendo todo revestido a pele. Foi utilizado também alumínio em alguns dos componentes, como os pinos das portas, pedais, etc. A partir de meados de Setembro o kit estará disponível na Alemanha.

Audi R8


O Audi R8 é um modelo desportivo de dois lugares.
Baseado no conceito do Audi Le Mans Quattro, apresentado em 2003 no salão de Frankfurt.

Com um motor V8 de 4,2 litros que rende 420 cv à 7500 rpm, acelarando dos 0 aos 100 km/h em 4,6 segundos.

Atinge uma velocidade máxima de 301 Km/h.

Lamborghini Miura


O Lamborghini Miura foi o primeiro “Super Carro” da história automóvel, produzido entre 1966 e 1973.

O Miura com um esquema de motor central (mid engine), teve grandes sucessos em competição tal como o Ford GT40 e o Ferrari 250 LM, todos grandes vencedores da LeMans Series.

Miura foi o “pioneiro” que lançou o esquema de motor central (mid engine) e o tornou famoso e o standard entre os super carros de alta performance.

O nome Miura vêm de uma quinta espanhola famosa pelos seus toiros e assim ficou Miura.

Já é normal a Lamborghini atribuir nomes de touros que foram famosos na arena, tal como o actual Lamborghini Gallardo e Murcielago.

A Lamborghini toma em atenção aos detalhes no design do carro ao ponto das portas, estando ambas abertas e olhando o carro de frente, assemelharem-se à forma dos cornos de um touro.

A organização do Miura era simples, motor central atrás, tracção traseira e o depósito à frente, que ia tornando mais leve á medida que se ia consumindo o combustível, tornando o carro difícil de controlar acima de 240 Km/h.

Actualmente o Miura é uma carro de colecção, tendo surgido rumores e algumas fotos de um Concept Car em 2006 no que poderá ser o futuro Miura.

Provavelmente virá equipado com um V12 DOHC de 3.9 ou 4 Litros a produzir 350 Cavalos ás 7000 RPM.

Toyota Supra


O Toyota Supra é um carro desportivo GT (Grand Turing), fabricado pela Toyota no Japão e inicialmente chamado de Toyota Celica Supra, distinguindo-se do Celica em apenas alguns pormenores.

Pormenores que levaram o Supra a afirmar-se perante o Celica e a ganhar a fama e prestígio que hoje tem.

Tomado como principal opositor do Nissan SkyLine o Supra evidencia-se pela suas linhas curvas e design vanguardista.

Inicialmente produzido em 1979, o Supra não era mais que o Celica com mais potência, equipado com um motor de 2 Litros que produzia 110 cavalos foi evoluindo cada vez mais ao longo dos anos, cada vez mais potente, mais seguro, mais estável e tecnologicamente mais avançado.

Actualmente o Supra mais recente é o MK5 de 2004, equipado com um motor de 3 litros que produz 320 cavalos chegando a atingir velocidades de topo acima dos 289 Km/h.

Neste momento está fora de produção e têm-se gerado rumores que em 2007 a Toyota daria vida a um novo modelo do Supra, entramos em 2008 e pouco se houve do novo Supra, aparecendo apenas algumas fotos, supostamente, do novo Concept Car do Toyota Supra.

Com muitos fans espalhados pelo mundo o Supra é um ícone dos carros desportivos, entrando em filmes como o The Fast and the Furious, um Supra laranja é o carro do actor principal do filme.

Esperemos que a Toyota dê novas asas ao sonho e lance um novo modelo, ou que apenas actualize o actual Supra e que o coloque novamente a venda. Pois terá certamente muitos aficionados que sem dúvida alguma iriam comprá-lo.

Nissan Skyline GT-R


O Actual Nissan SkyLine GT-R tem uma vasta gama de modelos do passado, tendo sido posto em produção originalmente em 1969, esta primeira geração durou até 1972.

Equipado com um motor de 2 litros DOHC S20 I6 que produzia 160 cavalos ás 7000 rotações.

A segunda geração chega em 1973, equipado com o mesmo motor. Esta foi a pior geração deste grandioso carro, não por culpa sua mas derivada de factores externos, uma crise do petróleo que fez com que apenas 197 fossem produzidos.

Tendo a Nissan voltado a apostar no SkyLine em 1989, visto que o antigo SkyLine GTS-R de 1988 já não tinha folgo para a competição, sentiram que era o momento de renovar e apostar num carro mais competitivo.

Um novo chassis o E-BNR32, simplesmente conhecido como R32, foi escolhido como base para o carro de competição.

Originalmente previsto o motor seria um 2350 cc Turbo que produziria 600 cavalos, com este acréscimo de potencia o carro teve que ser equipado com pneus bastante largos (25.4 cm) e isto levou a Nissan a alterar o SkyLine para um carro de tracção as 4 rodas para que o chassis pudesse passar todo o poder do motor para a pista.

O sucessor do R32 veio em 1995, o R33, tendo várias subclasses, como o R33 GT-R ou o R33 GT-R Vspec, equipados com um motor RB26DETT, produzindo 400 cavalos e atingindo velocidades de 320 Km/h.

Foi lançada também uma versão de 4 portas para celebrar o 40º aniversário da Nissan, este modelo fora produzido pela AutoTech e pela Nismo ambas subsidiárias da Nissan e as melhores equipas de Tuning do mundo.

A quinta e mais recente geração do SkyLine chega em 1999 com o GF-BNR34, ou R34, com os modelos GT-R e GT-R Vspec.

Um carro feito para ser mais curto (da frente á traseira) e as rodas dianteiras foram colocadas mais á frente no carro.

Mais tarde em 2000, foram lançados dois novos modelos chamados de Nur, baptizados assim derivado da pista onde o SkyLine fora desenvolvido, Nurburgring na Alemanha.

Equipado com um motor RB26DETT capaz de levar o SkyLine a velocidades superiores a 300 Km/h.

Conhecido actualmente como o carro mais personalizável a nível de performance o SkyLine foi até proibido de circular em alguns países, como por exemplos os Estados Unidos da América onde o carro não está autorizado a circular na via pública da maior parte dos estados.

Graças a todos estes pormenoras o SkyLine é visto pelo mundo das corridas como um símbolo, um supra sumo das pistas de competição.

Apesar de tudo hoje em dia está fora de produção, mas como já vimos no passado vamos esperar que a Nissan volte a pegar no SkyLine e que o torne melhor do que ele já é.

Renault Megane

O novo Megane Sport Tourer atinge os 200 km/h e vai dos 0 aos 100 em 9,9 s.

Vem de série com os habituais fechos electricos, airbags, farois de nevoeiro, sensor de chuva e de luminosidade, vidros escurecidos, ar condicionado, entre outos componentes.

Tem ainda como opção tecto de abrir panorâmico.

Nissan GT-R


Apresentado em 2005 no Tokyo Motor Show, o Nissan GT-R Proto era tomado como o substituto do SkyLine GT-R, mas incluído da categoria dos “Super Carros”.

Lançado ainda em 2007 no Japão, a versão final do Nissan GT-R será lançada em 2008 na Europa e nos Estados Unidos da América.

Com preços que vão desde US $66,575 a US $71,900, preços estes muito abaixo dos carros das restantes marca na categoria em que o GT-R se incluí.

Ou seja a Nissan obteve um carro com a performance semelhante a um Lamborghini Gallardo por um preço muito inferior.

Equipado com um motor V6 de 3.8 Litros TwinTurbo que produz 500 cavalos e o redline ás 7000.

Segundo a Nissan o GT-R vai dos 0 aos 100 km/h ( 0-60 mph ) em 3.5 segundos, mas, testes realizados por vários programas de televisão chegaram a obter 3.3 segundos.

Top Speed de 310 Km/h e 1/4 de milha em 11 segundos a 192 Km/h.

Desenvolvido em Nurburgring tal como o seu antecessor o SlyLine GT-R Nur, poderá dizer-se que é um carro com boa direcção e totalmente personalizavel seguindo a linha de geração do SkyLine.

Com um design arrojado baseado no SkyLine, o GT-R não é um carro bonito, mas não se tornado feio, com um perfil musculado o GT-R mostra personalidade e garra.

Este novo carro da Nissan já é apontado como o pior pesadelo para a Porsche, tanto pelo preço como pela performance.

Mazda RX-7


O RX-7 um coupé de duas portas de fabrico japonês pela Mazda.

Aclamado como o carro desportivo perfeito, assim como o seu primo o Mazda MX-5 que é considerado o melhor cabrio/convertible de todos os tempos. Tudo isto prova que a Mazda sabe o que faz.

Poder para derrapar! O Mazda RX-7 é conhecido pelas suas capacidades de Drift, sendo dos carros mais utilizados nas competições. Com tracção traseira e muita potência tem tudo o que é necessário para fazer grandes drift’s.


Dentro da linhagem do RX-7 o modelo de topo o Type RZ, um modelo mais leve e com mais potência graças a um ECU que lhe dava mais 10 cv e 7KW de potência.

Contudo é mais um dos carros amados que deixou de ser produzido, apesar de tudo é muito comum nas ruas do Japão e também nos Estados Unidos da América.

Equipado com um motor de “apenas” 1.3 litros, mas que debita 265 cv e redline ás 7000 rotações. O motor do RX-7 tem um sistema diferente de Piston’s, tendo estes a forma de pirâmides triângules.

É assim possível obter grandes quantidades de potência (cavalos) a partir de motores com cilindrada baixa. Este sistema de motor é também utilizado actualmente no substituto do RX-7 o Mazda RX-8 e em alguns Mazda 3 CS.

O Mazda RX-7 é um carro famoso no mundo das corridas, tanto de Drift como Street Racing. Apareceu em vários filmes como o The Fast and The Furious, era o carro de Dominic Torreto e é também estrela em jogos da série Need for Speed.

Lancer Ralliart


O Lancer Ralliart é a aposta da Mitsubishi para fazer frente ao sempre rival Subaru Impreza WRX e aos tantos rivais europeus.

Com um poderoso 2.0 DOHC MIVEC Turbo Intercooler debaixo do capô, o novo Lancer chega até nós com um design arrojado.

Sem qualquer semelhança com o actual Lancer EVO, talvez demasiado semelhante ao novo Nissan GT-R.


Tracção ás 4 rodas (4WD) e Active Center Differential (ACD) que permite enviar mais potência para as rodas da frente ou para as traseiras conforme as condições de condução.

Desde sempre o objectivo da Mitsubishi foi fazer frente ao Impresa da Subaru, com o Lancer Ralliart essa rivalidade não desapareceu. Tendo pela frente o novo Subaru Impreza WRX STi com um motor de 2.5 Litros tornando novamente o Subaru mais potente, mas não querendo isto dizer que seja melhor.

Mazda RX-8


Não veja o RX-8 como apenas um substituto para o RX-7, porque ele não o é!

Desenhado com o sistema FMR, que em português seria motor central (Front Mid) e tracção traseira (Rear).
O RX-8 tem uma distribuição do peso quase perfeita (50:50), permitindo-lhe ter uma direcção muito leve e precisa.

Actualmente o Mazda RX-8 é equipado com um motor de 2 rotores de 645 cc cada.

Graças a uma tecnologia já utilizada no Mazda RX-7, é possível tirar tanta potencia de um motor com apenas 1.3 litros devido ao formato da cabeça dos piston’s em forma triangular.

Com um design suave, não deixando de ter estilo o RX-8 teve direito a um face lift para 2009, ainda não existindo especificações para o novo modelo, deverá manter o mesmo motor e restantes características.

Seguindo o antecessor RX-7, o RX-8 é um carro muito comum no Japão, em competições de Drift devido ao seu baixo peso, a direcção precisa e a grande potência direccionando todo o poder para as rodas traseiras.

Mercedes-Benz SLR McLaren


O SLR McLaren é um carro super desportivo concebido pela Mercedes-Benz e que começou a ser construído durante o ano de 2003.

Um dos grandes pontos fortes deste veículo é o seu design. Através do uso de linhas bem trabalhadas e de materiais de alta qualidade, é um modelo que tem um visual bastante atractivo.

O modelo SLR McLaren está equipado com um chassis de fabrico manual constituído por fibra de carbono, o que acrescenta algo mais de especial a este carro.

O SLR está equipado com um motor 5.4 V8 de 726 cv a 7500 rpm e atinge uma velocidade máxima de 337km/h. Este veículo leva 3,2 segundos dos 0 aos 100 km/h.

Além disso, possui uma caixa com 5 velocidades.

O SLR McLaren tem quatro versões: Coupé, Roadster, 722 edition e 772 GT. A versão Roadster é a versão mais lenta, enquanto a versão 772 GT é a versão mais rápida.

No entanto, este último modelo é uma versão limitada, visto que apenas é fabricado por encomenda e existem apenas cerca de 20 no planeta.

Ferrari Enzo


O Enzo Ferrari é um modelo construído pela Ferrari e baptizado com o nome do fundador da gigante automóvel, Enzo Ferrari. Este modelo encontra-se em produção desde 2002.

Seguindo à risca os princípios da Ferrari, este veículo possui um visual bastante trabalhado, elegante e excêntrico.

Enzo Ferrari está equipado com um motor 6.0L V12 com 660 cv a 7800 rpm. Atinge uma velocidade máxima de 350 km/h, demora 3,65 segundos dos 0 aos 100 km/h e possui uma caixa de velocidades com 6 velocidades disponíveis.

Em 2004 este carro foi considerado o 3.º melhor carro produzido desde o ano 2000 pela Sports Car International e especula-se que uma nova geração do modelo possa chegar já em 2012.

Ford GT


O Ford GT é um modelo super desportivo construído pela Ford e lançado no mercado no ano de 2003.

O design deste veículo foi feito com base no Ford GT40, carro que há cerca de 40 anos desafiou a Ferrari vencendo a importante prova de 24h Le Mans. O novo modelo Ford GT foi concebido como uma homenagem ao referido GT40.

Este carro está equipado com um motor 5.4 V8 de 500cv a 4500 rpm. Apresenta uma velocidade máxima de 305 km/h e um tempo de 3,8 segundos para chegar dos 0 aos 100 km/h.

O Ford GT foi um carro que atingiu um grande sucesso, tendo até sido protagonista em videojogos de corridas.

Koenigsegg CCR


Koenigsegg CCR é um modelo construído pela construtora sueca Koenigsegg. Este modelo apresenta-se como um modelo com um visual futurista, simples e elegante.

O CCR apresenta uma carroçaria concebida em fibra de carbono de alta qualidade.

Este veículo apresenta um motor V8 4.7L com 896 cavalos. O CCR consegue ir dos 0 aos 100 km/h em apenas 3.2 segundos e consegue atingir uma impressionante velocidade máxima de 395 km/h, sendo o terceiro carro mais rápido do mundo.

Koenigsegg CCR é um dos dois modelos concebidos pela Koenigsegg, que se preocupa em construir carros desportivos de elevada qualidade.

Dodge Viper


O Dodge Viper é um veículo super desportivo construído pela Dodge e que deu entrada no mercado no ano de 1992. Este veículo possui três gerações: 1992-1995, 1996-2002, 2003-2008.

O Viper é um carro que apresenta um design bastante vistoso, destacando-se pelas duas faixas brancas geralmente incluídas neste modelo e que atravessam o carro desde a parte frontal até à sua retaguarda.

Este veículo possui um motor V10 8.3 20v OHV a 661cv. Atinge uma velocidade máxima de 305 km/h e tem uma caixa com 6 velocidades.

É um carro que exige uma boa habilidade do seu condutor. Está ao nível de grandes marcas como a Ferrari, Aston Martin ou Lamborghini.

Gemballa Mistrale


Mesmo a tempo da introdução no mercado do Porsche Panamera, a Gemballa Automobiltechnik GmBH publica imagens do Gemballa Mistrale, a primeira versão modificada apresentada para este carro.

O Design do Gembala Mistrale apresenta-se como mais dinâmico e exclusivo que a versão de série. Parte do aspecto mais desportivo do

carro deve-se à nova componente frontal, desenvolvida pela Gemballa, que introduz entradas de ar de maiores dimensões, para melhorar o arrefecimento das próximas versões mais musculadas. Um pequeno spoiler em carbono integrado no pára-choques e um novo capot que integra umas pequenas entradas de ar para arrefecimento são responsáveis pelo novo aspecto, mas estes componentes melhoram também a componente aerodinâmica.

Na parte lateral, foi seguido o design do 911 com o novo desenho dos painéis laterais. Um novo difusor traseiro que integra 4 saídas de esc

ape completam o aspecto do Mistrale.

Mas nem só a estética foi trabalhada, as performances deste desportivo de 4 portas foi também melhorada. Uma reprogramação do módulo da suspensão a ar permite reduzir o centro de gravidade em 40mm. Para quem pretende o máximo de exclusividade, a Gemballa disponibiliza também uma suspensão regulável em altura do tipo coilover.

As jantes da imagem são espectaculares e tem um diâmetro de 22 polegadas, permitindo, devido ao seu método de fabrico, um controlo melhor do carro e melhorar ainda o contacto do carro com o asfalto.

Mas como já sabemos normalmente os preparadores Porsche melhoram sempre as excelentes performances dos sistemas de travagem de série. Neste caso é introduzido um sistema de travagem com maxilas de 6 êmbolos com 420mm de diâmetro no eixo frontal e maxilas de 4 êmbolos no eixo traseiro com discos de 380mm de diâmetro.

A performance do motor foi aumentada até aos 750cv consoante a base utilizada. Mas também no interior, a Gemballa pode dar um ar distinto no visual e qualidade dos materiais. Mais informações em www.gemballa.co

m

Seat Exeo ST

Depois de ter introduzido no Mercado a Limousine Exeo, a Seat apresentou a versão estate. A JE Design que havia já apresentado um kit completo para equipar o Exeo limousine, apresenta agora também a versão para a carrinha.

No exterior, a JE Desing deu um ar mais desportivo à carrinha e no interior aumentou a exclusividade e conforto. O kit carroçaria é composto por uma nova grelha sem símbolo, um spoiler frontal, saias laterais, um difusor traseiroo e um aileron. Como extra a JE Desing equipa o Exeo com um kit de LED para iluminação nocturna junto às portas.

Ao nível da motorização, a JE Design trabalhou em dois motores, a versão 2l TDI que passa de 170cv para 215cv e na versão TSFI cujos 200cv passam para 245cv com o binário a aumentar de 280 para 355 Nm. Pode ser também aplicado o sistema de escape de 80mm de diâmetro que melhora a resposta do carro e a sonoridade do motor.

Gemballa GTR 650

A Gemballa tinha apresentado recentemente o seu modelo GTR 650 Avalanche, comemorando 25 anos a modificar carros, baseado no Porsche 997 Carrera. Este carro já por si bastante exclusivo, possui performances fora de série e pode ser encomendado por ex com portas em carbono e plexigasse a substituir os vidros, de forma a reduzir o peso. A potência poderia chegar aos 750cv numa preparação de motor especial para atingir os 200km/h em apenas 9.2s. Mas no início deste ano a Gemballa decidiu mostrar uma versão especial deste modelo, o Avalanche Orange-black. Esta nova versão caracteriza-se por uma pintura especial exclusiva.

As alterações introduzidas convertem este Porsche num carro muito especial. Para além da cor “blood-orange”, as jantes de 20 polegadas foram pintadas de preto mate. Os pneus usados são Michelin nas medidas 235/30 ZR 20 na frente e 325/25 ZR 20 no eixo traseiro. Igualmente exclusivo é o interior do GTR inteiramente nas cores pretas e laranja. Grande parte do interior, como o forro do tejadilho e o tablier estão forrados em alcântara de grande qualidade combinando as duas cores. A alcatifa e os tapetes foram também correctamente integrados no design e esquema de cores. O painel dos instrumentos com os rebordos em laranja integra-se perfeitamente no conjunto causando uma harmonia impressionante. O volante é igualmente bicolor, os pedais fabricados em alumínio. A consola possui ainda um botão de start e manómetro da pressão do óleo.

Peugeot 206 Turbo

Normalmente queixamo-nos muito que em Portugal o tuning tem pouca qualidade e que normalmente são sempre os projectos estéticos que são reconhecidos. Este Peugeot 206 é mais uma prova de que em Portugal também se faz tuning de qualidade, o que acontece também é que muitas vezes estes projectos não são devidamente divulgados.

Outro dos pontos a favor deste projecto é que as alterações foram pensadas e realizadas praticamente todas pelo Spyro. Não sendo mecânico, nem trabalhando com electrónicas de motores, mais valor se deve dar ao trabalho realizado pelo Spyro. Afinações, troca de motor, reprogramação da centralina, tudo foi feito pelo dono, em casa, claro com o recurso a algumas oficinas e bancos de potência como por ex o da Vilauto.

Para que não fiquem dúvidas que em Portugal se fazem excelentes preparações, este projecto tem muitas parecenças pela evolução que teve com o Corsa Turbo já apresentado aqui no TOL.

Com uma base bastante popular ao nível do tuning, o Peugeot 206, mas com uma motorização de entrada de gama com fracas performances, o Spyro transformou este 206 num carro absolutamente bruto no que concerne ao andamento (a visualização do video no final do artigo não deixa dúvidas), com uma potência que mais do que duplicou relativamente à de origem, sendo que os objectivos não vão ficar por aqui segundo sabemos.


Troca de motor e aplicação de turbo

A troca de motor e aplicação de alterações em inúmeros componentes não deve ter sido nada fácil. Inclusivamente alguns dos componentes foram construídos pelo Spyro, como exemplo pode-se indicar os colectores de escape, componente que tem muita teoria inerente ao seu funcionamento e que demoraram cerca de 2 dias a construir. A evolução efectuada ao nível do motor demonstra grande conhecimento e capacidade de por em prática esses conhecimentos.

O correcto dimensionamento e escolha de um turbo é sempre uma tarefa bastante complicada e que determina a potência e eficiência do motor. O turbo que o 206 tem agora aplicado é o Garrett gt2871rs. Para além da aplicação do turbo, muitos outros componentes tem que ser alterados, o bloco reforçado, a embraiagem, etc. Até a caixa de velocidades foi alterada com relações de transmissão escolhidas de acordo com os requisitos de um projecto deste tipo.

Mas nem só de motor vive este 206. Como sempre dizemos aqui no TOL, o aumento das performances deve ser acompanhado por alterações na suspensão, chassis e sistema de travagem de modo a que o carro possa suportar com mais segurança o andamento. Mesmo neste campo as alterações são as correctas, com a aplicação de uns coilovers KW e barras estabilizadoras, mas também travões Brembo com discos de maior dimensão.

Exteriormente as alterações são visíveis, mas mantendo as linhas originais do 206, que tanto sucesso fizeram. Foi por isso aplicado o kit de carroçaria do 206 GTI, com jantes também de origem Peugeot em 17’’ , as ópticas tem fundo preto e foram aplicados angel eyes. O resultado final é muito bom.

Honda S2000


Este Honda S2000 foi um dos projectos tuning que mais se destacou no ano de 2008. A qualidade das alterações está evidente em todas as fotografias, responsabilidade do dono do carro, o Davidoff_.

O Honda S2000 é um roadster que iniciou a sua produção em Abril de 1999. Foi criado para comemorar o 50º aniversário da Honda e dá continuidade à tradição dos roadster ligeiros modelo "S", como o Honda S600 e o Honda S800. Tal como os anteriores modelos S, o nome S2000 deriva da cilindrada do motor, neste caso aproximadamente 2000 cc.

O grande trunfo deste veículo, é o seu motor. O motor F20C (2000 cc) apresenta o redline às 9000 rpms, debitando 240 cv (179 kW) às 8300 rpm. É assim um dos motores de série aspirados com mais elevada potência específica, neste caso de 120cv/litro. O binário máximo (208 Nm) é alcançado às 7500 rpms.

O facto de possuir tracção traseira e uma excelente relação peso/potência, não possuindo nenhum sistema de controlo de estabilidade, torna-o relativamente sobrevirador. Este comportamento é algo compensado pela excelente localização do motor, todo atrás do eixo dianteiro.

Por estas razões, e embora não pareça, uma das principais utilizações queo S2000 do Davidoff_ tem é em trackdays.


Esteticamente irrepreensível

Conforme referido pelo seu dono e confirmado pelas fotografias, a mudança da cor é uma das alterações mais marcantes. Eventualmente os mais desatentos poderão procurar por grandes alterações na carroçaria, mas a estética é praticamente conseguida pela colocação de um spoiler frontal da Honda e um aileron traseiro bastante discreto. Tudo o resto são pormenores como o alisamento da mala, colocação de película, pintura do hardtop em preto, remoção do lettering, etc.

As Jantes Rota Boost pretas com um red lip encaixam perfeitamente em toda a estética e o rebaixamento conseguido pela suspensão KW (coilovers) dá o toque final a um conjunto esteticamente perfeito.


Ao nível do motor foi substituído o filtro de ar, por um de caixa da marca K&N e o sistema de escape pela linha da Spoon N1 single. Foi retirado também o catalisador. A suspensão, fundamental para quem anda em trackdays, foi alterada com recurso a uns coilovers KW v2 e pelas barras anti-aproximação superior OMP e barras inferiores da Spoon.

Os travões possuem agora pastilhas Ferodo Racing DS2500 e uns tubos de malha de aço, fundamentais para evitar a fadiga precoce do sistema de travagem quando solicitados em demasia como numa pista.

As jantes Rota possuem 17’’ de diâmetro e os pneus, de medidas diferentes são da marca Advan A048 215/45R17 na frente e 245/40R17 na traseira.

Trata-se de mais um grande projecto tuning com origem em Portugal, simples, com alterações fundamentais mas que garante melhorias na estética, segurança, performances e comportamento do carro. Uma referência!

Opel Corsa Rieger

A Rieger é um daqueles preparadores que dispensa apresentações. Uma das mais recentes criações apresentadas no mercado são os kits para o Opel Astra H e Opel Corsa D. Destacamos aqui o kit para o Opel Corsa pela qualidade e estética conseguida.

O kit do Opel Corsa é constituído por um spoiler frontal e por umas atractivas saias laterais. Na traseira, um pára-choques modificado com um difusor e um sistema de escape com dupla saída oval completam a estética do carro.

O carro das fotografias está ainda equipado com uma suspensão KW e jantes Brock 17RC de 19 polegadas.

O Corsa é um carro com uma estética apelativa que pode ainda ser melhorada com um kit muito bem conseguido e que se integra perfeitamente no visual dinâmico do carro, sem nunca cair em exageros.
Quase todas as empresas de tuning conseguem vender produtos da Rieger, não devendo ser difícil de conseguir adquirir o kit nos próximos tempos.

Suspensão KW para o novo VW Polo


Novo VW Polo acaba de ser lançado no mercado, mas como sempre algumas marcas de equipamento tuning começam desde cedo o desenvolvimento de produtos para disponibilizar o mais cedo possível peças e componentes para todos os que não gostam do setup de origem.

A KW lançou nada mais nada menos do que 4 modelos diferentes de coilovers para o VW Polo.

A variante 1 permite um ajuste de altura entre 35mm e 65mm e proporciona um óptimo compromisso entre a desportividade, conforto e segurança. É disponibilizada com o acabamento normal ou então na versão inox-line com os componentes em aço inoxidável que garantem uma durabilidade maior mesmo nos invernos mais rigorosos.


A variante 2 só é disponibilizada na versão inox-line com o ajuste do rebound, para alem da altura do chassis. É o sistema ideal para quem quer não só ajustar a altura do chassis para melhorar segurança, estética e comportamento mas também para todos os que pretendem fazer os seus ajustes para adaptar ao gosto pessoal.

Para os condutores mais orientados para a performance, a KW disponibiliza ainda a Variante 3 também na versão inox-line. Este sistema permite o ajuste independente do amortecimento e compressão, permite o ajuste perfeito ao gosto de cada um, permitindo a adaptação do setup para diferentes formas de utilização.