Opel Corsa



A preparadora Steinmetz deixou o Corsa de 4ª geração com ar invocado. A principal vantagem desta preparação é que a empresa é uma especialista em automóveis fabricados pela subsidiária da General Motors na Europa. Tanto que tudo que está neste Corsa foi calculado para não atrapalhar o bom funcionamento do modelo.
O Corsa elaborado pela Steinmetz tem kits aerodinâmicos, rodas exclusivas, molas recalibradas, escapamento redimensionado com ponteira rectangular e grade do radiador. Por fora, os detalhes que causam maior impacto são o spoiler dianteiro e a grade do radiador em preto fosco, que, em conjunto, formam um desenho quadriculado. As rodas do Corsa Steinmetz são de aro 17”, calçadas com pneus desportivos de perfil baixo. Na parte traseira, os itens que deixam o modelo mais invocado são o aerofólio e a ponteira cromada.
No interior, os acessórios que geralmente são fabricados de borracha ou de plástico injetado em automóveis de série foram substituídos por alumínio. Até a alavanca de câmbio recebeu manopla fabricada com o metal leve.
O motor do Corsa elaborado pela empresa é o mesmo que equipa a versão GSi original. Trata-se de um quatro cilindros de 1,6 litro turbinado. A potencia máxima é de 150 cv a 5.000 rpm e o torque é de 28,5 kgm a 2300 rpm. Para chegar aos 100 km/h, o hatchback da Opel demora 8,1s.


Peugeot 308 GT



A Peugeot deve, em breve, ser a primeira empresa a apresentar um híbrido a diesel, o 308 CC, mas os esforços da empresa em ter motores mais limpos não se limitam ao futuro próximo. Prova disso é o 308 GT THP, um desportivo de 175 cv com motor 1,6-litro de quatro cilindros. O segredo desse belo motor, desenvolvido em conjunto com a BMW, é simples: turbo compressor.

Com ele, o motor 1,6-litro tem, além da bela potência, um torque de 264 Nm a meros 1.600 rpm. Com isso, o novo hatch médio francês oferece uma performance semelhante à de seu antecessor, o 307 2.0 Feline 180, que tinha 180 cv, como seu nome denuncia, mas emissões de dióxido de carbono 10% maiores. O consumo do motor 1,6-litro turbo também é pouco mais de 10% melhor que o do 2-litros e a velocidade final do novo hatch é 5 km/h mais alta (bate nos 225 km/h).

São tantas as vantagens que o novo modelo apresenta que o mundo já começa a se perguntar que sentido há em aproveitar tão mal o combustível só por causa da velha máxima de que “não há substituto para centímetros cúbicos”. Há, sim, e as desvantagens de manutenção já não justificam mais um modo tão antiquado de pensar.


BMW



Foi-se o tempo que o “trio de ferro” formado por General Motors, Ford e Chrysler detinha um poder incontestável nos Estados Unidos. Tradicionais e históricas, as montadoras norte-americanas sucumbiram à organização de japoneses e à qualidade e tecnologia dos alemães.
Na mais recente edição de marcas mais admiradas do mundo, promovida pela revista Fortune, a BMW conquistou o 1º lugar entre as empresas ligadas ao sector auto motivo – a marca alemã foi a 14ª mais bem colocada em toda a pesquisa.
Em seguida vem a Toyota, maior montadora do mundo, após superar a deficitária General Motors. Em 3º outra alemã, a Daimler, dona da marca Mercedes-Benz, à frente da Honda, Volkswagen e Volvo.
Apenas depois da Nissan, surge a General Motors, com média de 5,86 pontos. A Ford fecha a lista das 15 mais e a Chrysler, por ter se separado recentemente da Daimler, não foi citada.
Na pesquisa, a Fortune leva em conta nove quesitos: inovação, gestão de pessoas, utilização de ativos corporativos, responsabilidade social, qualidade de gestão, solidez financeira, investimentos de longo prazo, qualidade de produtos e serviços, e competitividade global. Ah, sim, a Apple, de Steve Jobs, foi a 1ª colocada no ranking geral.

Honda Civic



A Bridgestone Firestone apresentou no SEMA , mostra de equipamentos especiais para veículos, que está sendo realizada nos Estados Unidos, uma proposta de "tuning" para um Honda Civic. O veículo sofreu diversas modificações em seu visual para promover os novos produtos da nova marca da empresa, a Fuzion.
O Honda Civic Si que foi um dos modelos escolhidos para sofrer as modificações é um dos preferidos dos adeptos da onda tuning.
O Nosso Civic "Fuzion" foi uma forma de promover a nova linha de pneus de alta performance" diz Phil Pacsi, diretor-executivo da empresa. "Concebemos esse veículo como algo que o consumidor adepto do "Tuning" pode aspirar, incluindo toda forma de aumento de rendimento que se pode obter, e utilizando tecnologia de ponta em mecânica, design, som e imagem, aplicados por profissionais conhecidos do setor, como Bernt Karlsson.




Renault Scénic



O Scénic era conhecido como Renault Mégane Scénic. Isto porque no começo da década de 90 a Renault teve a idéia de lançar uma linha completa de carros em cima de uma única plataforma, eram eles: Mégane Hatch, Mégane Sedan, Mégane Grand Tour, Mégane CC e Mégane Scénic. No entanto o inovador Scénic, menor e mais barato que o Espace, até então único do segmento da montadora, fez tanto sucesso que decidiram separá-lo da linha Mégane.

Chevrolet Prisma



Chevrolet Prisma é um modelo compacto sedan de quatro portas a lançado pela Chevrolet no Brasil no segundo semestre de 2006. O modelo é derivado do Chevrolet Celta e utiliza motorização 1.4 dotada de tecnologia flex (o Celta 1.4 não oferece esta opção) e melhorias diversas que o fazem o motor 1.4 litros de fábrica mais potente (97cv com álcool). O Chevrolet Prisma integra o segmento dos "sedans populares".

AUDI A3



Prepare-se: você está prestes a entrar com a FULLPOWER no Audi A3 mais tuning ; Uma volta rápida ao redor do hatch já é suficiente para sacar que o dono da bagaça “ é do ramo”. Com a facilidade de adquirir produtos “direto da fonte”, o proprietário não economizou na hora de transformar seu pacato A3 2001 num showroom motorizado.



Na traseira, por exemplo, um par de lanternas gringas, da americana In.Pro., salta aos olhos e causa inveja até no mais conservador proprietário de A3. O pára-choque incorporou um enorme extrator de ar que, com a asa montada sobre a tampa do porta-malas, tem a função de proporcionar mais chão ao hatch - principalmente em velocidades mais elevadas. Uma ponteira de escapamento bocuda completa o estilo traseiro. O perfil do A3 gaúcho também é “tri-legal”. O adesivão cinza com os quatro elos da marca alemã colado sobre a carroceria prateada chama a atenção, mas está longe de ser algo “forçado”. Um conjunto de rodas Mile Miglia aro 18, calçadas com pneus Yokohama de perfil baixo, garante estabilidade nas curvas e grip para arrancadas violentas. A saia abaixo da porta reforça o estilo socadão. Os retrovisores originais deram lugar a modelos estilo M3.

Opel Corsa Turbo



É com muito entusiasmo que o TOL publica este projecto de um dos seus mais antigos e assíduos visitantes. Os membros do fórum viram este projecto crescer e tornar-se no que é hoje. O projecto começou em Agosto de 2002. Esse Opel Corsa 1.2 8V não tem praticamente nada a ver com o carro que é hoje. Alterações pouco usuais de se verem no nosso país, pensadas ao pormenor para tornar o Corsa num brinquedo de 300cv. Nesta página vamos tentar resumir e dar uma pequena ideia do que envolveu este projecto.



Toyota Supra



Este é sem dúvida alguma o melhor projecto tuning Português que surgiu este ano. Este projecto iniciou-se em 2005, mas o gosto e paixão que o Batmax tem pelo Toyota Supra já vem de há longos anos. Este super-desportivo é sem dúvida alguma uma excelente base para o tuning, mas normalmente estávamos habituados a ver boas preparações provenientes dos EUA e Japão. Esta preparação não fica nada a dever a essas e tem a particularidade de ainda poder evoluir bastante, principalmente mecanicamente.

Ainda que numa cor discreta mas muito bonita, o trabalho que a Auto Design Tuning de Ílhavo realizou com o kit de carroçaria é notável. Os pára-choques integram-se perfeitamente no design do carro, com as aberturas para intercooler e travões no frontal. Estes adaptam-se ao alargamento de 7cm para cada lado na traseira, e de 2cm na frente. O alargamento foi feito de raíz pela Auto Desing, assim como as embaladeiras. Este kit já está a ser comercializado pela empresa Auto Design, que tem bastante experiência neste tipo de transformações e criações.

A escolha das jantes de 18’’ não poderia ter sido melhor. Este modelo da Blitz é bastante popular no estrangeiro e encaixam perfeitamente no design do Supra. Os pneus usados são na medida 245/40 R18 no eixo frontal e 275/35 R18 no eixo traseiro.

Outros detalhes completam o exterior, tal como o tampão de gasolina Sparco, as ópticas e farolins de uma versão mais recente. Note-se que o capot e o aileron são os de origem.


Um carro deste tipo já é bastante eficiente dinamicamente para suportar as velocidades para que foi dimensionado. No entanto ao nível do chassis foi melhorado com o Eibach Pró Kit, barras estabilizadoras TRD e amortecedores Kyb AGX. O poder de travagem foi melhorado com recurso a discos Rotora e tubos de malha de aço Goodridge.

O motor Twin Turbo é muito potente mas poderá ainda haver uma conversão no futuro para um kit com um único turbo que produzirá uma potência maior. O imponente intercooler que ocupa a parte frontal é da Greedy, outro gigante na preparação deste tipo de motores e que produz com componentes de elevada qualidade. O sistema de escape também foi alterado, tendo agora 80mm de diâmetro e onde o catalisador também suprimido.

A limitação de velocidade máxima também foi retirada. Mas muitos outros componentes foram alterados no motor, cuja potência ronda os 500cv, podendo-se por ex até do interior ver dados de potência, acelaração e muito mais com recurso ao Blitz Power Meter I-D 3. Apenas para referência, a caixa deste modelo é automática.

O interior é muito envolvente, com todos os comandos virados para o condutor ou piloto, segundo o ponto de vista. Mas o que se destaca é a excelente combinação entre a pele preta e o carbono. Manómetros são 7 e estão colocados no interior e indicam deste a pressão do turbo, pressão de óleo, mistura, etc, sem falar nos dispositivos Blitz que dão ainda mais informação ao condutor sobre o funcionamento do carro.

BMW 325i E36



Este BMW 325i pertence ao Ricardo que reside nos EUA. O modelo é de 93 e está muito bem modificado como se pode ver nos detalhes das fotografias e ficha técnica. Nota especial para a beleza de algumas das fotos que o Ricardo enviou, com uma boa escolha da luz e com excelentes planos tirados em fotografias em movimento.

No Exterior as alterações utilizam componentes de origem BMW como os retrovisores e saias laterais. Foram escolhidos também os pára-choques frontal do M3 e traseiro da Rieger em ABS. Na frente foi ainda instalado o spoiler da Rieger. As grelhas foram pintadas de preto e acrescentados embelemas BMW Motorsport em alguns locais. Foi ainda dado algum cuidado à escolha das ópticas e farolins.

No exterior o destaque vai ainda para as jantes de 18’’ que são excelentes para este modelo de BMW. O rebaixamento parece muito acertado e beneficia a estética e o comportamento do carro. A suspensão foi alterada com amortecedores Bilstein e molas H&R.

As performances foram também trabalhadas com recurso a algumas alterações que não é normal de ver no nosso país. Foi modificado o sistema de escape, utilizando o modelo da Active Autowerke em aço inoxidável. O volante do motor aligeirado é da UUC e a embraiagem foi alterada pela do BMW M5 E34. O chip utilizado foi programado para as alterações da admissão, escape e volante do motor e árvore de cames S50.

O interior é em pele preta e conta com uma instalação áudio que recorre a elementos da Boston Acoustic e Alpine.

Trata-se sem dúvida de um bom exemplo do tuning que pode ser feito com base BMW.

VW Golf TDI



O VW Golf GTI goza à mais de 30 anos de uma imagem desportiva invejável. A versão mais recente do GTI viu alguns dos defeitos apontados às versões anteriores melhorados, pelo que elevou a fasquia uma vez mais, com uma motorização e chassis a fazerem juz à sigla que ostenta.

Talvez por isso, este Golf diesel foi transformado numa variante GTI com motor a gasóleo. Para além da reprogramação realizada na Smartchip Solutions, e que aproximou a potência da do GTI, toda a parte estética e interior foram transformados para parecer como a versão GTI. Desde as grelhas até aos pequenos detalhes que diferenciam a versão GTI, tudo foi alterado. A escolha das jantes, no entanto, recaiu sobre as do modelo Audi RS6.







Portas LSD BMW E90

As portas LSD são cada vez mais populares, transformando qualquer carro num verdadeiro show car. O kit para montágem das portas LSD para o novo BMW E90 ficou agora disponível e já utiliza a nova funcionalidade GRS+ (Guided Roller System). Este sistema permite um ajuste fino das portas, resultando em maior segurança e precisão na abertura e fecho das portas. Com as portas totalmente abertas a estabilidade é também maior. Nunca é demais lembrar a certificação TUV que esta marca possui, assim como o facto de cumprir todos os standards de segurança. Trata-se sem dúvida de uma excelente alteração para todos os que pretendem passar para outro nível na transformação do seu carro.

Audi A4 1.9 TDI



E foi esta bonita Audi A4 a vencedora deste ano! Talvez motivado pela animada edição do ano passado, o Karkov tê dê i tinha como objectivo para este ano ganhar o concurso. A A4 foi adquirida em Dezembro de 2006 e segundo consta, sofreu logo alterações mal saiu do stand.


Quase todas as alterações recorrem a material de série disponibilizado pela Audi. Quando um modelo como o Audi A4 B6 possui versões como a S4, deixa muitas opções na altura da customização do interior e estética do carro. Assim no exterior o destaque vai para o kit OEM do Audi S4, complementado pela película instalada pela Prodetail com 28% de escurecimento em todos os vidros excepto o pára-brisas.

Ainda referente à estética, a escolha das jantes e o acabamento dado às mesmas, aliado ao rebaixamento conseguido pelos Coil-overs KW v1, complementam de forma eficaz um look muito agressivo e também com muita classe. Os coilovers são mesmo uma das alterações que o karkov tê dê i mais destaca, não só pelo que melhoram esteticamente como também pelas grandes vantagens que introduzem em termos de comportamento dinâmico do carro.


Gemballa GTR 650


A Gemballa tinha apresentado recentemente o seu modelo GTR 650 Avalanche, comemorando 25 anos a modificar carros, baseado no Porsche 997 Carrera. Este carro já por si bastante exclusivo, possui performances fora de série e pode ser encomendado por ex com portas em carbono e plexigasse a substituir os vidros, de forma a reduzir o peso. A potência poderia chegar aos 750cv numa preparação de motor especial para atingir os 200km/h em apenas 9.2s. Mas no início deste ano a Gemballa decidiu mostrar uma versão especial deste modelo, o Avalanche Orange-black. Esta nova versão caracteriza-se por uma pintura especial exclusiva.

As alterações introduzidas convertem este Porsche num carro muito especial. Para além da cor “blood-orange”, as jantes de 20 polegadas foram pintadas de preto mate. Os pneus usados são Michelin nas medidas 235/30 ZR 20 na frente e 325/25 ZR 20 no eixo traseiro. Igualmente exclusivo é o interior do GTR inteiramente nas cores pretas e laranja. Grande parte do interior, como o forro do tejadilho e o tablier estão forrados em alcântara de grande qualidade combinando as duas cores. A alcatifa e os tapetes foram também correctamente integrados no design e esquema de cores. O painel dos instrumentos com os rebordos em laranja integra-se perfeitamente no conjunto causando uma harmonia impressionante. O volante é igualmente bicolor, os pedais fabricados em alumínio. A consola possui ainda um botão de start e manómetro da pressão do óleo.


Nissan Skyline V12



Olhando para este carro identifica-se facilmente com um Nissan Skyline. Mas não se trata de um Skyline vulgar, é um dos projectos mais ambiciosos que já tivemos oportunidade de divulgar no tuning.online.pt. À quatro anos atrás, o fetish de Luc-Michel Faichaud era ter um Skyline. O desejo de ter um skyline começou ao ver em Le Mans um par de Skylines da Nismo a competir, chmando-lhe mais atenção inclusivamente que a estreia dos Mclaren F1. A partir de aí o sonho de ter um foi-se cimentando. Luc-Michel voou até ao Japão para falar com o patrão da Nismo (a divisão oficial de desporto motorizado da Nissan) na tentativa de comprar um carro que tivesse deixado de correr oficialmente, mesmo que sem motor ou transmissão. O pedido foi recusado, assim como a proposta de venda de peças genuínas da Nismo para a carroçaria. Assim Luc-Michel voltou para a França cheio de vontade de criar algo de espectacular. Importou do Reino Unido um R34 GTR V-Spec para França. Se para a maioria de nós ter um Skyline seria um sonho, para Luc-Michel foi apenas o começo. Ainda andou com o carro 6 meses antes de decidir que o carro era feio e não o suficientemente rápido. O carro foi para a oficina e foi praticamente desmontado.



Assim com os seus 4 turbos aplicados no motor V12 e produzindo mais de 1000cv, o seu sistema de transmissão às 4 rodas e o sistema de quatro rodas direccionais, a caixa de seis velocidades sequencial e o sistema de travagem em carbono fazem do Nissan Skyline GTR “unlimited” um dos carros mais rápidos e já construídos para estrada, sendo também um projecto de tuning do mais interessante e laborioso que já divulgamos.

Honda S2000


É sempre bom poder mostrar ao público do tuning.online.pt boas preparações tuning, quando essas preparações são feitas em Portugal o destaque é ainda maior. Este Honda S2000 foi terminado uma semana antes da publicação deste artigo e a Modhificar concedeu-nos o privilégio de o divulgarmos no TOL em primeira-mão esta preparação. A Modhificar é uma das empresas tuning mais conhecidas no nosso país. Há muitos anos que nos brinda sempre com preparações originais, mantendo um estilo muito próprio e animando sempre as principais concentrações tuning. Já este ano surpreendeu muita gente, com a colaboração da Q&F com a montagem ao vivo de um Mini no Salão Internacional Tuning no Porto, muito ao estilo Pimp my Ride. O S2000 que apresentamos é mais uma prova da qualidade das preparações com que habitualmente a Modhificar nos brinda. O grande destaque deste carro é sem dúvida o excelente kit da Ibherdesign. A Ibherdesign é uma marca Portuguesa representada em todo o mundo e que cada vez mais é reconhecida internacionalmente. Esta empresa destaca-se no mercado devido ao seu design inovador e qualidade de fabrico. Esta empresa tem vindo ao longo dos últimos anos a conquistar um espaço no mercado de acessórios, tanto no sector dos kits de carroçaria como no desenvolvimento de acessórios de origem em parcerias com as principais marcas de automóveis. O mercado Português representa uma pequena parte do mercado desta empresa. Gostaria ainda de destacar que recentemente esta empresa garantiu a homologação TUV de cerca de 20 kits de carroçaria. Esta acção é inédita em Portugal e importantíssima para vingar no mercado Europeu.



A cor vermelha do carro contrasta com o preto mate escolhido para as jantes Oxigin Lexor. Estas jantes bipartidas, fornecidas desmontadas pela Q&F foram pintadas de preto na parte central e assembladas posteriormente. A aba da jante foi mantida em cromado e contrasta perfeitamente com o pneu, definindo claramente o seu grande diâmetro de 19’’. Esteticamente o resultado não podia ser melhor, e quando se olha em pormenor, até o interior das ópticas e farolins também escuro se integram perfeitamente no conjunto. A suspensão foi substituída por coil-overs Bilstein PSS, com um rebaixamento de cerca de 7cm. Brevemente o sistema de travagem terá um upgrade de modo a se garantir uma performance de travagem maior.Ao nível do motor foi apenas alterada a admissão, tendo sido aplicado um kit de admissão directa da Eagle, com a tomada de ar numa das aberturas do pára-choques.




Volkswagen Golf GTI



A equipa de desing da VW na California já tinha dado mostras de bons trabalhos na preparação de carros. Desta vez o trabalho foi mais além e o produto resultante é ainda mais espectacular. Dizem os fotógrafos que este R GTI não é um carro bom de se fotografar, só ao vivo a cor do carro e dos componentes em carbono permitem perceber todos os pormenores. O que é certo é que estamos na presença de um carro verdadeiramente espectacular.
A referência ao padrão hexagonal original da grelha do GTI estende-se também as jantes 9x19’’. Sendo o peso um factor fundamental no projecto, houve especial cuidado na concepção destas jantes. Os pneus usados são os Michelin Pilot Sport Cup com a medida 265/30 R19. Apesar da largura do piso dos pneus, estes mostraram-se capazes de colocar toda a potência no chão e conseguir um arranque de 0-100km/h em 4.8s.
Foi à 30 anos atrás que a VW lançou o primeiro GTI, um carro que viria a revolucionar os pequenos compactos desportivos. Durante várias gerações, poucos foram os carros que tiverem um sucesso tão homogéneo e sustentado como o do Golf. Durante os vários anos as várias gerações foram crescendo em tamanho e incorporaram mais tecnologia, mas a formula inicial nunca foi abandonada. Com este R GTI a VW celebra esse sucesso e o passado, elevando como nunca a fasquia, preparado assim o futuro para as novas gerações de Golf.



Brabus Rocket



No final do ano de 2005 era apresentado no Salão de Frankfurt um carro que se tornaria emblemático, ao conseguir o record de berlina de luxo mais rápida e potente do mundo. A Brabus, um dos preparadores mais importantes do mercado, e considerado até o melhor de todos em 2006 pelos leitores da revista Auto Motor und Sport, é conhecido pelas suas opções de individualização para automóveis da marca Mercedes. Não se pode apenas identificar a Brabus como tuner, esta empresa tem até o título de fabricante automóvel reconhecido pela Kraftfahrtbundesamt (German Federal Motor Vehicle Registration Agency). A gama de produtos da empresa abrange, desde os kits de potência para diversos motores até kits aerodinâmicos altamente estilizados, ou as jantes de liga leve de grande qualidade, ou as suspensões com elevadas performances dinâmicas e confortáveis ou até os interiores luxuosos preparados manualmente. Todos os componentes da Brabus têm uma garantia de 3 anos ou até 100000km. O fabrico destes componentes respeitam a norma ISSO 9001 e todos os veículos modificados se mantém dentro das normas correntes Euro IV de emissão de poluentes.

Braga Tuning Show


Após a 4ª edição do Braga Tuning Show, ou Braga International Tuning Motor Show como se denominou este ano, assistimos à confirmação daquele que será sem dúvida o melhor evento tuning que decorre em Portugal. A escolha para este destaque é por isso meritória. Quem teve a oportunidade de estar presente assistiu a uma excelente festa de tuning, onde não há momentos mortos ou menos animados, havendo sempre várias opções para quem gosta de tuning ou para os acompanhantes que assistem pela primeira vez a um evento deste tipo. No final do evento as opiniões eram unânimes, o melhor evento tuning Português.


Durante os dois dias do evento, parte da pista foi usada para várias demonstrações e shows. O facto de essa parte do recinto estar servida por uma bancada facilita a colocação do público e a visualização de todas essas atracções. O público só não participou mais porque por vezes o som não chegava nas melhores condições a esse local. Os shows sucederam-se bem encadeados, com poucos momentos mortos. Desde o drift do Orange Team Power, os diversos shows de Freestyle de motos de N.H.Pina, Humberto Ribeiro, H.Alves, ou o Freestyle de automóveis com Nelson e Arlindo Rocha, até aos shows de carwash, show erótico, concurso t-shirt molhada, strip tease, que serviram para manter o público animado.



Tuning de série


O tuning em Portugal não goza de grande popularidade. Para além disso tem o inconveniente de não ser actualmente uma actividade totalmente lega. Muitas vezes as marcas de automóveis distanciam-se do tuning devido às garantias, no entanto muita inspiração e novas tendências têm origem no tuning. O tuning não tem a mesma conotação negativa em todos os países. Alterar um automóvel na Alemanha por ex é totalmente diferente de alterar em Portugal.

Já várias vezes as marcas de automóveis fizeram incursões mais ou menos atrevidas pelo mundo da personalização, quer através da disponibilização de catálogos de componentes para a personalização do carro quer através da disponibilização de modelos mais exclusivos com características especiais e que se destacam dos modelos de série.

No entanto a Volkswagen parece ter dado mostras de um atrevimento ainda maior, para ir buscar, através de uma jogada de marketing um publico jovem que normalmente não estaria tão vocacionado para este tipo de carro. Estou a falar do VW Golf Variant Rave 270. Apesar de ser um conceito ainda, e de ter sido apresentado agora no salão de Essen, tudo indica que poderá vir a ser comercializado.


O nome Rave 270 tem origem na potência do carro, que são 270cv. O motor de 4 cilindros com base no TSFI de injecção directa e sobre alimentado. O design da carroçaria foi alterado tendo um aspecto bastante exclusivo e desportivo. O interior é também bastante desportivo e possui também um sistema de son de grande qualidade de 1400 Watts. Embora seja usual ver as marcas a disponibilizar versões com mais potência, não é tão normal que seja disponibilizado um pack tão completo.

Na base do sistema de som está um sistema de navegação RNS 510. O sistema é controlado através de um touch screen. Existe ainda um disco de 30Gb para armazenamento de ficheiros mp3. Estão disponíveis 3 amplificadores que alimentam 13 colunas. Os subwoofers são 3, um de 880W e dois de 250w. O interessante disto tudo é que todo o sistema está visível na bagageira, colocado de forma bastante estética. Também foram integrados na bagageira 2 monitores de 12 polegadas.


Tuning Popular

A Radio Popular apresentou no passado dia 14 de Dezembro, na Loja do Dragão, pelas 11h30, a sua nova campanha car-audio. Esta campanha consistiu no completo equipamento e preparação de dois veículos Smart com os mais modernos sistemas de som, imagem e navegação. Esta iniciativa e exposição percorrerão as lojas Rádio Popular de todo o país, levando o tuning e car áudio a novos públicos e contribuindo para a divulgação da modalidade. Esta iniciativa esta orçada em 60 mil Euros, tanto quanto o total de investimento realizado na transformação dos dois automóveis. Esta acção promocional assenta em dois temas: Surf e Aviação, sinónimos de arrojo, desafio e jovialidade.

As duas viaturas, cujos equipamentos car-audio incluem as principais marcas de alta-fidelidade (Sony, Blaupunkt, JBL, Alpine, Kenwood, Infinity, Tom Tom e Distriaudio), permitem que, não só aos aficionados do tuning como aos automobilistas em geral conheçam, testarem e interajam com o que de mais moderno existe em termos de sistemas hi-fi, colunas, amplificadores, GPS, DVD e monitores para carros.

Audi R8 PPI Razor

Audi R8 PPI Razor - Lifestyle em fibra de carbono



Com o lançamento do R8, a Audi aquece a luta com os rivais Porsche, Ferrari e Bentley que apresentam competidores poderosos. A empresa de tuning alemã PPI Automotive Design alterarou o porta-estandarte da Audi realçando a estética e melhorando o comportamento dinâmico. Um kit aerodinâmico em fibra de carbono testado em tunél de vento combinado com um incremento de potência e jantes especiais de 19 polegadas em magnésio emprestam um aspecto francamente melhor ao superdesportivo alemão quer seja numa pista ou num passeio da elite do jet set.

Performance Optimizada para maior confiança e prazer de condução

O stage 1 do kit resulta num incremento de potência dos 420 cv para 460 cv e o binário aumenta de 430 Nm para 465 Nm. O kit é composto por componentes de excelente qualidade desenhados pela PPI como a panela de escape desportiva em aço inoxidável resistente à corrosão. Mesmo a baixa rotação o som produzido transpira potência. Mas é a alta rotação que que o som se torna verdadeiramente imponente. Aliado a isto temos ainda uma gestão electrónica do motor optimizada e filtro de ar que permite ao motor respirar melhor. O resultado: 311 km/h de velocidade máxima e apenas 4 segundos dos 0 aos 100 km/h; um decréscimo de 6 décimos face ao modelo de produção.



PPI aerodynamics: Desenvolvimento continúo em fibra de carbono





Sem ser sobrevalorizada, a proposta da PPI tentou manter o design de série do R8 com o seu kit aerodinâmico. Todos os componentes esteticos da PPI para o R8 são em fibra de carbono, material muito usado no desporto automovel para redução de peso e ao mesmo tempo aumento de rigidez. Embora este material já seja usado no modelo de série a PPI vai mais longe e aplica fibra de carbono de alta qualidade como material predominante na carroçaria. Além disso, os componentes em fibra de carbono da PPI estão disponíveis em aplicação mate ou brilhante.

Pneus Vredestein

Graças ao excepcional contributo da casa italiana de design Giugiaro Design, a Vredestein atingiu uma posição única no segmento mais alto da indústria de pneus. Os designers da Giugiaro e da Vredestein encontraram a combinação ideal entre estética e segurança nos pneus.




Ultrac Sessanta - Innovation meets design

O ultrac Sessanta é a maior cartada da Vredestein no segmento da Ultra High Performance (UHP). O Sessanta é baseado nos pontos fortes da serie Ultrac e foi optimizado para produzir as melhores características de comportamento e capacidades direccionais. Giugiaro Design atribuiu ao Ultrac Sessanta um inovador aspecto, com um piso que demonstra claramente que o desempenho vem em primeiro lugar. O nome Sessanta refere-se aos sessenta anos de existência da Vredestein em Enschede. Como tributo à parceria exclusiva com a Giugiaro Design, “sixty” será escrito em Italiano : Sessanta.