A Peugeot deve, em breve, ser a primeira empresa a apresentar um híbrido a diesel, o 308 CC, mas os esforços da empresa em ter motores mais limpos não se limitam ao futuro próximo. Prova disso é o 308 GT THP, um desportivo de 175 cv com motor 1,6-litro de quatro cilindros. O segredo desse belo motor, desenvolvido em conjunto com a BMW, é simples: turbo compressor.
Com ele, o motor 1,6-litro tem, além da bela potência, um torque de 264 Nm a meros 1.600 rpm. Com isso, o novo hatch médio francês oferece uma performance semelhante à de seu antecessor, o 307 2.0 Feline 180, que tinha 180 cv, como seu nome denuncia, mas emissões de dióxido de carbono 10% maiores. O consumo do motor 1,6-litro turbo também é pouco mais de 10% melhor que o do 2-litros e a velocidade final do novo hatch é 5 km/h mais alta (bate nos 225 km/h).
São tantas as vantagens que o novo modelo apresenta que o mundo já começa a se perguntar que sentido há em aproveitar tão mal o combustível só por causa da velha máxima de que “não há substituto para centímetros cúbicos”. Há, sim, e as desvantagens de manutenção já não justificam mais um modo tão antiquado de pensar.
Com ele, o motor 1,6-litro tem, além da bela potência, um torque de 264 Nm a meros 1.600 rpm. Com isso, o novo hatch médio francês oferece uma performance semelhante à de seu antecessor, o 307 2.0 Feline 180, que tinha 180 cv, como seu nome denuncia, mas emissões de dióxido de carbono 10% maiores. O consumo do motor 1,6-litro turbo também é pouco mais de 10% melhor que o do 2-litros e a velocidade final do novo hatch é 5 km/h mais alta (bate nos 225 km/h).
São tantas as vantagens que o novo modelo apresenta que o mundo já começa a se perguntar que sentido há em aproveitar tão mal o combustível só por causa da velha máxima de que “não há substituto para centímetros cúbicos”. Há, sim, e as desvantagens de manutenção já não justificam mais um modo tão antiquado de pensar.
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